A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está com inscrições abertas para a edição 2026 do Selo Antirracista, iniciativa que reconhece e fortalece ações voltadas à promoção da equidade racial nas unidades escolares da rede estadual. As inscrições seguem abertas até o dia 24 de julho por meio do Sistema Integrado de Acompanhamento Escolar (SIAE) ou do Sistema Integrado de Gestão (SIG).
O selo incentiva a construção de práticas pedagógicas e institucionais que valorizem a diversidade, combatam o racismo e promovam ambientes escolares cada vez mais inclusivos e acolhedores. O objetivo é fortalecer práticas que contribuam para a construção e o fortalecimento das identidades dos estudantes, promovendo uma cultura de respeito, pertencimento e valorização da diversidade. Desta forma, a escola se consolida como um espaço de formação cidadã, capaz de oferecer oportunidades de aprendizagem para todos.
O edital com todas as orientações, critérios de participação e cronograma também está disponível para consulta no link: https://siae.seduc.se.gov.br/siae.servicefile/api/File/Downloads/8dc941a2-4862-4ae9-bda3-967a1d0b1340
Com a nova edição, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance da iniciativa e fortalecer o compromisso da rede estadual com uma educação cada vez mais equitativa, inclusiva e comprometida com a valorização da diversidade racial.
Na última edição, 248 escolas receberam a certificação, resultado do compromisso coletivo de gestores, professores, estudantes e comunidades escolares com a construção de uma educação antirracista. O número demonstra o avanço das ações desenvolvidas na rede e o engajamento das unidades de ensino na promoção do respeito às diferenças e na valorização das identidades étnico-raciais.
Entre as instituições reconhecidas está o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), que recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento. Em 2025, a unidade desenvolveu projetos voltados à valorização da cultura brasileira e afro-brasileira por meio da música, com concertos, recitais, aulas interdisciplinares e iniciativas de pesquisa.
O Conservatório também foi convidado para realizar a apresentação cultural da cerimônia de entrega do selo, ocorrida em abril, no Teatro Tobias Barreto. Na ocasião, a Orquestra Sinfônica Aprendiz se apresentou pela primeira vez no palco do teatro, sob a regência do maestro James Bertisch. O público acompanhou ainda a estreia mundial da composição Idogba, criada especialmente para a solenidade e inspirada no ideal de igualdade racial. A programação incluiu obras da música brasileira, do erudito ao popular, além de uma homenagem à professora e compositora laranjeirense Zizinha Guimarães, interpretada pela estudante Victoria Carolinne e pelo maestro Evandro Bispo.
Para a coordenadora pedagógica do Conservatório de Música de Sergipe, professora mestre Kadja Emanuelle, os projetos desenvolvidos contribuem para a valorização da cultura brasileira e para a promoção da igualdade racial. “Seguimos essa caminhada em busca da igualdade e do respeito, sensibilizando pela música”, afirmou.
Mais do que um reconhecimento, o Selo Antirracista representa um esforço conjunto para garantir a equidade racial na educação. A iniciativa busca assegurar que todos os estudantes tenham seus direitos garantidos, com acesso, permanência e aprendizagem em um ambiente seguro, diverso e acolhedor, onde todas as identidades sejam respeitadas e valorizadas.



Legislativo - MS Com olhar de mãe atípica, Lia Nogueira participa de formação sobre Educação Especial
PARÁ, LÍDER EM... Bioeconomia do Pará já movimenta R$ 13,5 bi ao ano e emprega 270 mil pessoas
Alagoas Seduc promove formação sobre atualizações do Plano Nacional de Educação
Acre Deracre realiza vistoria para construção de ponte no ramal do km 19 durante Operação Verão em Brasileia
FESTA JUNINA Hospital de Clínicas leva tradição junina aos pacientes e reforça ações de humanização durante o mês de junho Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario O novo luxo imobiliário não é altura: é bem-estar
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!