Em alusão ao Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a doação de sangue, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoveu, na manhã deste domingo (28), a Corrida Sangue Bom, segunda corrida de rua realizada pela unidade hospitalar. O evento reuniu mais de 600 participantes, incentivou a doação voluntária de sangue e arrecadou cerca de 600 brinquedos, que serão destinados à renovação da brinquedoteca do hospital e às ações de humanização voltadas aos pacientes pediátricos.
Mais do que uma competição esportiva, a corrida teve como principal objetivo sensibilizar a população sobre a necessidade de manter os estoques de sangue abastecidos durante todo o ano. A ação integrou a programação do Junho Vermelho, campanha que incentiva a doação voluntária e reforça a importância desse gesto para salvar vidas. Somente neste ano, o HGT já realizou mais de 208 hemotransfusões em pacientes internados, evidenciando a necessidade de manter os estoques de sangue disponíveis para atender casos de urgência, cirurgias e tratamentos diversos.
Um dos responsáveis pela organização da Corrida Sangue Bom, Aldo Vasconcelos, destacou que a inscrição solidária foi pensada para ampliar o impacto social da iniciativa e beneficiar diretamente os pacientes atendidos pelo hospital.
“Desde o início, pensamos em fazer da inscrição uma ação solidária. Ficamos muito felizes em arrecadar cerca de 600 brinquedos, que vão ajudar a renovar a brinquedoteca do hospital. Esse espaço faz parte do processo de humanização e proporciona momentos de distração e acolhimento para as crianças internadas. Ver a comunidade abraçando essa ideia mostra que a corrida alcançou um propósito que vai muito além do esporte”, destacou o profissional.
A concentração ocorreu na Travessa Oeiras, ao lado do hospital, ainda nas primeiras horas da manhã. Às 6h, os corredores iniciaram o percurso de 5 quilômetros pelas ruas de Tailândia. Durante todo o trajeto, a organização disponibilizou pontos de hidratação e equipes de apoio para garantir segurança e bem-estar aos participantes.
Além da corrida, o HGT levou serviços de saúde à população. Durante a programação, foram realizados agendamentos de exames de ultrassonografia, raio-X e laboratoriais. A equipe de fisioterapia também montou um espaço de recuperação para os atletas, oferecendo massagens, orientações sobre alongamento e cuidados pós-prova. Profissionais e estagiários da unidade participaram diretamente da organização e da assistência aos corredores.
Um dos participantes foi Marcos de Souza, de 27 anos, corredor há três anos e presença pela segunda vez em uma corrida promovida pelo HGT. Ele elogiou a organização do evento e destacou a importância de iniciativas que unem esporte e conscientização.
“Gostei muito da corrida. Estava tudo bem organizado, o pessoal deu todo o apoio durante o percurso. É muito legal ver o hospital fazendo um evento assim, incentivando as pessoas a correr e também lembrando da importância de doar sangue. Com certeza vou participar das próximas”, afirmou.
A estrutura do evento contou ainda com pódio para premiação, entrega de troféus e medalhas aos cinco primeiros colocados das categorias masculina e feminina, além de um espaço para registros fotográficos. Ao final do percurso, os participantes receberam frutas, como banana e melancia, para auxiliar na recuperação física após a prova.
Para o diretor executivo do HGT, Eduardo Pereira, o sucesso da Corrida Sangue Bom demonstra a força da união entre a instituição, os parceiros e a comunidade.
“Agradecemos a todos os atletas que participaram e abraçaram essa causa, aos nossos apoiadores, que acreditaram no projeto, e a cada colaborador e voluntário que trabalhou para que esse evento acontecesse. Nosso objetivo foi promover saúde, incentivar a doação de sangue e fortalecer a humanização no hospital. Ver mais de 600 pessoas reunidas por esse propósito mostra que estamos no caminho certo. Esse resultado é de todos que contribuíram para transformar essa iniciativa em um grande movimento de solidariedade”, afirmou o gestor.
A programação também reforçou o compromisso ambiental da instituição. Com a iniciativa “Lixo Zero”, equipes realizaram o recolhimento imediato dos resíduos produzidos durante o evento, mantendo todo o percurso limpo e incentivando a preservação dos espaços públicos.
Serviço:
O Hospital Geral de Tailândia integra a rede pública de saúde do Governo do Pará e dispõe de 71 leitos, sendo 10 de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal. Os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso pela Central de Regulação.
Texto: Ascom HGT
FISCALIZAÇÃO Sefa apreende carga de quase 27 toneladas de polpas de frutas em Cachoeira do Piriá
São Paulo Laser alivia dores da amamentação e evita desmame precoce de bebês, aponta estudo da USP
Sergipe Flávio José e Elba Ramalho comandam último domingo no Arraiá do Povo
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 26°
Tempo limpo
Mundo - Mercado Imobiliario Mercado de compactos: Construtora Colmeia cresce mais de 150% em vendas impulsionada pelo aluguel por temporada
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!