Sábado, 15 de Março de 2025 04:53
(62) 9-9379-1543
Cidades Anápolis - GO

89 Anos de ACIA - Associação Comercial e Industrial de Anápolis

89 Anos de ACIA - Associação Comercial e Industrial de Anápolis

05/02/2025 10h42 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
89 Anos de ACIA - Associação Comercial e Industrial de Anápolis

O Presidente da ACIA - Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Luiz Cláudio Ledra, e sua Diretoria convida autoridades, empresários e conveniados para a celebração dos 89 anos de história da ACIA.

Continua após a publicidade
Anúncio

Foram muitas conquistas realizadas e compromisso com o desenvolvimento empresarial de nossa cidade. Sua presença será fundamental para tornar este momento ainda mais especial, a celebração será no dia 06/02/2025 (Quinta-feira) as 18:30 horas no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Anápolis na sua sede situado na Rua Manoel da D´Abadia 335 setor central Anápolis Goiás.

Continua após a publicidade

História

Continua após a publicidade

A história da ACIA teve início no ano de 1935, época em que a estrada de ferro foi inaugurada em Anápolis, impulsionando o crescimento econômico, contribuindo para a instalação de novas empresas e despertando nos homens de negócio da cidade a necessidade de se instituir uma entidade capaz de congrega-los e que servisse de instrumento para defesa dos interesses em comum da categoria.

Foi com base nesses ideais que, no dia 8 de fevereiro de 1936, um grupo de empresários se reuniu no então Clube Lítero Recreativo Anapolino e, em sessão solene, discutiu a fundação da Associação Comercial e Anápolis. 

No dia 8 de fevereiro de 1936, na sede do Clube Lítero-Recreativo de Anápolis, aconteceu e foi registrada a primeira Acta (grafia da época), da primeira reunião de constituição da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA).

A reunião foi conduzida pelo então prefeito José Fernandes Valente. Após a apresentação das finalidades da associação pelos oradores, foi a presentada a diretoria provisória, com a seguinte composição: Albérico Borges de Carvalho (Presidente); Carlos de Pina (1º Vice-Presidente); Cel. Cristóvão Campos (2º Vice-presidente); Manoel da Silva Maria (3º Vice-presidente); José E. Roriz (Tesoureiro); Calixto José Feres (1º Secretário); Declieux J. Crispim (2º Secretário); Nicanor de Faria e Silva (Orador oficial).

Essa ata foi registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos em 1972, data, portanto, em que a entidade assumiu efetivamente sua personalidade jurídica.

Albérico Borges de Carvalho ficou na presidência por um período curto, de 8 de fevereiro a 27 de maio de 1936, quando assumiu a primeira diretoria, capitaneada por Carlos de Pina.

Este pequeno ensaio conta com registros do livro “Anápolis e a Associação Comercial e Industrial de Anápolis- Breves Históricos”, do advogado, professor e escritor João Asmar.

Fusão

Até 1971, além da Associação Comercial de Anápolis, funcionava na cidade a Associação Industrial de Anápolis, na época presidida por Gilson Teixeira do Amaral Brito. No dia 26 de março de 1971, em sessão ordinária, foi discutida pela primeira vez a fusão das duas entidades. Depois de avaliadas as conveniências, ficou aprovada a proposta de fusão das duas entidades, havendo inclusive o acoplamento de nomes. A partir de então a denominação passou a ser Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA).

Influência

A ACIA foi um dos principais vetores para que Anápolis pudesse alcançar conquistas empresariais e institucionais de peso, e que fizeram com que o município pudesse alcançar destaque nacional em vários aspectos, como a implantação da Base Aérea de Anápolis em 1972 e a construção do Distrito Agroindustrial de Anápolis em 1976.

A ACIA, hoje, uma das entidades classistas mais antigas em atividade em Goiás, desde a primeira reunião em 1936, ou seja, há 89 anos, tornou-se uma referência de luta em prol do desenvolvimento do município e também do estado.

O DAIA

No princípio, vale destacar, a entidade ainda não tinha a atividade industrial incorporada, o que veio a ocorrer mais tarde.

Inauguração do DAIA (Foto: Acervo/ACIA)

Contudo, a entidade- através de suas lideranças- teve papel importante (e decisivo, pode-se dizer), para a concretização do Distrito Agro Industrial de Anápolis, o DAIA, em 1976.

Antes disso, vale lembrar, Anápolis já tinha uma posição de vanguarda no processo de industrialização, com os segmentos da indústria do arroz e ceramista, entre outros. Sendo que o setor ceramista, inclusive, foi referencial para a construção de duas capitais no Centro-Oeste- Goiânia e Brasília.

Dentro desse contexto histórico, cabe ainda destacar o comércio atacadista anapolino, também uma peça importante do desenvolvimento regional naquela época e até hoje, com a sua expressividade na economia.

Conquistas importantes

Mais adiante, a ACIA levantou outras bandeiras não menos importantes e que vieram a somar com o crescimento de Anápolis e de Goiás. E, se fazemos parte do Brasil, também o desenvolvimento do país.

Protagonismo político em favor do setor produtivo (Foto: Acervo/ACIA)

Pode-se destacar a luta pela implantação da Estação Aduaneira Interior- o Porto Seco Centro-Oeste- que se tornou uma espécie de engrenagem mestra para inserir o município e o estado na globalização econômica.

Foi a partir de uma reunião, também na ACIA, que se deu os primeiros passos para a implantação do Polo Farmacêutico, hoje, considerado o segundo maior do país.

A entidade trabalhou também para que a cidade pudesse vir a sediar uma indústria automotiva, projeto que se consolidou através da implantação da CAOA. A montadora, atualmente, tem uma linha de produção que atende duas marcas internacionais (a sul-coreana Hyundai e a chinesa Chery).

Os projetos do Centro de Convenções e do Aeroporto de Cargas também tiveram origem a partir de ações da ACIA. O aeroporto ainda não se concretizou, mas isso não tira o mérito da iniciativa. É uma outra história.

Personagens

Ao longo da matéria, propositalmente, não foram mencionados àqueles que, na presidência ou na diretoria da ACIA, contribuíram para as conquistas. Mesmo porque, seria injustiça, pelo fato de muitos diretores que trabalharam anonimamente nas causas.

E, algumas dessas pessoas, justiça se faça, merecem ser lembradas pelo entusiasmo com que se dedicaram às causas da entidade.

Entre elas: Watson Ferreira, que foi por muitos anos executivo da Associação; Capitão Waldyr O´Dwyer, incansável defensor da Plataforma Logística; Epaminondas Costa, João Asmar e Amador Abdala, defensor da causa ambiental, quando o assunto era ainda pouco falado. Só para ficar em alguns, mas são muitos que até apesar da idade avançada, faziam questão da presença, da fala e da defesa de Anápolis.

Isso é o associativismo, isso é história. História que não termina. Apenas, tem apenas páginas viradas e escritas novamente, com novos personagens, novas lutas e ideais.

Eventos importantes, como a Faiana, tiveram o apoio da entidade - (Foto: Acervo/Acia)

Serviços

A ACIA é uma das associações comerciais mais antigas do Brasil, e que atuou, não somente na defesa dos interesses e os direitos dos seus associados, mas tem participado ativamente de vários empreendimentos que resultaram no crescimento do comércio, indústria, serviços e da cidade.

É também uma das poucas entidades classistas do Brasil a obter a certificação ISO 9001, o que a capacita ainda mais a prestar serviços que atendam os clientes por meio de soluções tecnológicas, políticas e sociais.

Segundo seus dirigentes o foco da entidade não é apenas a união de seus associados, mas propiciar um ambiente empresarial e empreendedor cada vez mais sustentável e dinâmico.

Atualmente a ACIA oferece aos associados os seguintes produtos e serviços:

Cartão de Vantagens ACIA – Trata-se de um cartão de descontos que oferece vantagens na área da saúde, tais como consultas médicas, exames laboratoriais, radiológicos, clínicas de estética, e também descontos em convênios diversos, como cinema, clubes, churrascaria, motéis, creches, escolas, faculdades, cursos profissionalizantes, academias, restaurantes, farmácias, autopeças, bancos, floriculturas, entre outros.

SERASA – Ferramenta para análise de crédito, visando a redução da inadimplência.

Certificado Digital – Serviço de atendimento, presencial ou online, com integridade, sigilo e autenticidade de informações para a obtenção do certificados digitais e-CPF (pessoa física), e-CNPJ (pessoa jurídica) e e-NF (emissão de Nota Fiscal).

Ligue ACIA – Plano de telefonia móvel empresarial com atendimento personalizado e suporte 24 horas.

Cartão de Credito Salarial – Um cartão de crédito corporativo que substitui o adiantamento salarial, poupando a empresa de retiradas no caixa no meio do mês. 

ACIACred Credenciado – O serviço visa fazer com que o associado da ACIA que venda seus produtos e serviços através do ACIACred, possa contribuir com o fomento da economia local e aumentar a carteira de clientes.

1ª Corte de Conciliação e Arbitragem – Uma solução de conflitos por especialistas, com baixo custo, rapidez e segurança jurídica, sem a intervenção do Poder Judiciário.

Academia de Negócios – Um programa de capacitação empresarial com palestras e cursos de desenvolvimento empresarial.

Expo Anápolis – Feira de exposição da indústria, comércio e serviços. 

Rodadas de negócios – Evento voltado para o networking, realizado pela ACIA, visando aumentar a rede de contatos dos participantes e consequentemente gerar mais negócios.

Fonte: Portal Estado Maior

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anápolis - GO

Anápolis - Goiás

Sobre o município
Anápolis é um município brasileiro no interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. Situada no Planalto Central Brasileiro, a 1.017 metros de altitude. A cidade está a 50 km da capital goiana e a 140 km da capital federal, fazendo parte de um eixo econômico e populacional que é a maior concentração urbana da região e seu principal polo industrial.
Brasília, DF
Atualizado às 04h02
20°
Tempestades isoladas

Mín. 18° Máx. 30°

20° Sensação
1.54 km/h Vento
88% Umidade do ar
94% (1.94mm) Chance de chuva
Amanhã (16/03)

Mín. 18° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Amanhã (17/03)

Mín. 18° Máx. 31°

Tempo limpo