Na última semana, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Progesp-UEPG) realizou o evento “Junho branco: saúde mental e qualidade de vida – uma reflexão sobre o uso de substâncias”. As palestras encerraram a programação do mês, que foi proporcionada pela Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Progesp (DQVT).

O evento, que aconteceu no auditório do bloco E do Campus Uvaranas, contou com a participação de servidores de diversas áreas e setores e a apresentação dos médicos Tarcisio Fanha Dornelles e Ricardo Possagno. Também estiveram presentes os artistas Micheli Vaz e Bruno Madalozo para uma apresentação cultural como os Doutores Palhaços Tiburcia e Madaleno, numa palestra sobre saúde mental.
Além da pró-reitora, compondo a mesa diretiva, estavam: o chefe de gabinete, Rauli Gross Junior; o diretor de Qualidade de Vida no Trabalho Paulo Lemos; a diretora do Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI), Milene Zanoni; o chefe do Departamento de Saúde Pública da UEPG, Erildo Vicente Müller.

“O mês de junho é marcado pela campanha Junho Branco, que tem por objetivo promover a conscientização sobre o uso de drogas e reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde mental e física”, explica. “Esta pauta no ambiente de trabalho é fundamental. Por isso, dedicamos grande esforço de nossa equipe com ações ao longo do mês que se encerra com atividades de palestras”, conclui Rauski. A pró-reitora ainda comenta que um ambiente de trabalho saudável, é construído com empatia, escuta ativa e apoio mútuo.
O doutor Tarcísio abordou em sua palestra temas como o uso de anabolizantes, o risco dos jogos online e do chemsex; que é uma situação comum na comunidade LGBTQIAPN+; e o principal risco do uso da maconha, que é o aumento do risco de episódios psicóticos. “Eu acho importante fomentar uma discussão técnica com argumentos científicos sobre qual é o real problema do uso de substâncias e construir uma discussão que seja menos moralista, menos baseada em senso comum e mais técnica”, ressalta o médico. Tarcísio dá o exemplo do que foi feito quando surgiram e foram regulamentadas as discussões sobre os malefícios do uso do cigarro. “Esse tipo de conversa teve um sucesso com a população”, completa.

A artista destaca que é comum ir atrás de uma espécie de muleta que tenta mascarar as partes ruins do dia a dia, mas isso não funciona. “Vamos atrás de poções mágicas tentando adoçar uma vida que parece amarga demais, mas se a gente tempera com alguns ingredientes essenciais, como afeto, um tanto de escuta, pitadas de descanso, uma colher generosa de autocompaixão e gentileza consigo e com o outro, quem sabe o bolo nem precise de cobertura artificial”, finaliza.
Texto e fotos: Domi Gonzalez.


























































Copel Copel leva van de atendimento itinerante a Cornélio Procópio para facilitar acesso a serviços
Acre Vacinação contra o sarampo no Acre avança e fortalece proteção da população
Legislativo - MS Em Naviraí, Hashioka participa de entregas, anúncios de obras e investimentos
Sergipe Governo de Sergipe oferta 1.376 vagas de emprego nesta segunda-feira, 22
Simepar Intensa massa de ar polar derruba as temperaturas no Paraná nesta semana
Acre Governo do Acre inicia processo de implementação de escritório de projetos Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 28°
Parcialmente nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!