Seu site
Segunda, 22 de Junho de 2026 06:09
(62) 9-9379-1543
Política Aleac

Antônia Sales sai em defesa de agricultores e critica abusos do Ibama, leis ambientais e omissão do Estado

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º), a deputada Antônia Sales (MDB) fez um pronunciamento em defesa dos agricultores e produtores rur...

01/07/2025 18h46
Por: Redação Fonte: Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º), a deputada Antônia Sales (MDB) fez um pronunciamento em defesa dos agricultores e produtores rurais do Acre, especialmente os que vêm sendo penalizados por ações fiscalizatórias do Ibama e do ICMBio. A parlamentar destacou o papel essencial desses trabalhadores para a segurança alimentar do estado e repudiou os abusos cometidos contra eles.

Continua após a publicidade

“Eu também quero participar do tema em pauta, principalmente quando se trata dos nossos agricultores, esse povo de mão calejada que luta de sol a sol para levar o sustento à sua família e ainda colocar comida na mesa de todo cidadão acreano. O que seria de nós sem eles?”, questionou. Ela destacou que muitas pessoas que vivem na zona urbana não têm condições de produzir seu próprio alimento e dependem diretamente da produção rural.

Antônia Sales se solidarizou com os agricultores que tiveram bens apreendidos e propriedades embargadas. “Foram ataques abusivos, vergonhosos, de agentes do Ibama e do ICMBio. Esses órgãos deveriam ser parceiros do nosso povo, não opressores. São pagos com o suor do povo trabalhador e precisam tratar o cidadão com respeito”, afirmou.

Continua após a publicidade

Em seguida, a parlamentar criticou as políticas ambientais que, segundo ela, impedem os pequenos produtores de trabalhar com dignidade. “Há muita vontade de trabalhar, mas não podem por causa das leis duras e pesadas que criminalizam este povo tão querido, tão sofrido, que são nossos agricultores rurais”, disse.

Ela também responsabilizou interesses internacionais pelas restrições impostas à produção. “Temos os interesses das multinacionais, dos países ricos, que já derrubaram toda a sua vegetação e agora querem respirar com o oxigênio da Amazônia do nosso país. Eles destruíram tudo e agora sujeitam o nosso povo à miséria e à pobreza, exigindo do presidente Lula leis mais duras, que não se derrube nada. Mas não oferecem alternativas, não concedem maquinários para que o produtor possa trabalhar sem desmatar”, denunciou.

Antônia Sales ainda chamou atenção para a falta de regularização fundiária, o que impede os produtores de acessar crédito e políticas públicas. “Eles não têm título da terra, não podem fazer empréstimos, não podem comprar nada. Falta muita coisa”, alertou.

Por fim, a deputada cobrou posicionamento firme do governo estadual. “Precisamos apontar o dedo também para o nosso governador. Lá em Rondônia, o governador comprou a briga e está defendendo os produtores. Aqui, precisamos da mesma atitude. A região Norte precisa ser respeitada”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 05h01
16°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 26°

15° Sensação
1.64 km/h Vento
65% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo nublado
Quarta (24/06)

Mín. 18° Máx. 28°

Parcialmente nublado