Durante a sessão desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Tanízio Sá (MDB) fez um discurso em defesa dos produtores rurais do estado, denunciando os impactos negativos das ações de fiscalização ambiental e cobrando providências urgentes por parte dos poderes públicos. Ele anunciou ainda a criação de uma Frente Parlamentar em apoio ao setor produtivo, assinada por todos os 24 deputados da Casa.
O parlamentar lamentou a ausência no momento em que produtores de Xapuri estiveram na Aleac, mas destacou sua atuação contínua na pauta desde o início do mandato. “Estamos criando uma Frente Parlamentar com a assinatura de todos os deputados desta Casa. Quero agradecer a coragem dos colegas em mostrar aos nossos produtores que este Parlamento não vai baixar a guarda”, afirmou.
O emedebista chamou atenção para o drama vivido por agricultores que estão sendo tratados como criminosos. “Eu queria ver se paralisasse a agricultura familiar, se paralisasse o agro. Como é que nós íamos viver? Minha cidade não sobrevive sem o campo”, disse. Ele também criticou o excesso de rigidez nas fiscalizações, citando relatos de medo e intimidação. “É impressionante. Quando chega o IBAMA, as crianças correm para a mata com medo, como se fossem facções que estão vindo atrás dos trabalhadores.”
O deputado também destacou os prejuízos causados pelos embargos ambientais a pequenos produtores. “Tem gente com 70, 90 hectares, com financiamento para pagar e sem poder vender o gado. Como é que vai manter a família? Como vai manter os filhos na faculdade? Estão sendo colocados no Cadin, vão perder tudo”, denunciou.
Tanísio Sá fez ainda um apelo ao Governo Federal e ao Congresso Nacional para que se engajem na defesa do setor. Ele elogiou o posicionamento de senadores da região Norte e do governador de Rondônia. “A bancada federal é fundamental. O governador de Rondônia comprou a briga, está na linha de frente. Nosso estado não pode pagar esse preço sozinho.”
Ao final do pronunciamento, o deputado reforçou o compromisso de seguir lutando ao lado dos produtores. “Nós não vamos nos aquietar. Vamos lutar até o último dia. Essa Frente Parlamentar vai ser instrumento de resistência. O campo é quem sustenta a cidade, e não vamos permitir que nossos trabalhadores sejam humilhados”.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Política Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
ALE-RO Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
ALE-RO Ribeiro do Sinpol assegura R$ 500 mil para fortalecer atendimento da AMAAR em Ariquemes
ALE-RO Deputado Alex Redano solicita substituição de bueiro na RO-408 para garantir segurança e trafegabilidade
ALE-RO Deputado Lucas Torres solicita áreas exclusivas para embarque de aplicativos em hospitais e delegacias
ALE-RO Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 28°
Parcialmente nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!