A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), promove a Campanha Julho Amarelo, voltada ao combate e a prevenção das hepatites virais. A abertura será oficialmente nesta quarta-feira, 2 de julho, na Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa), na Folha 32, Nova Marabá, a partir das 8h. A programação inclui palestras, vacinação e testagem rápida para a população.
A abertura tem como público-alvo prioritário profissionais da saúde, comunidade LGBTQIA+, manicures, tatuadores, mas inclui público em geral. A coordenadora do SAE/CTA, Kelsilene Brito Rodrigues, explica que o evento contará com três momentos de palestra, incluindo a participação do médico infectologista Dr. Harbi Othman, além da aplicação de vacinas contra hepatites e testagem rápida.


“Vamos abordar o que são as hepatites virais, seus tipos, formas de contágio, tratamento e também onde a população pode ter acesso às vacinas. A ideia é ampliar a conscientização e incentivar a testagem, uma vez que essas doenças são silenciosas e muitas vezes não apresentam sintomas”, destaca Kelsilene.
A coordenadora também informa que foram mobilizados servidores da Saúde de diversas áreas, com apoio da Direção de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, além do 11º Centro Regional de Saúde da SESPA.
Programação segue aos finais de semana
Ao longo do mês, a campanha continuará com ações itinerantes realizadas aos sábados e domingos em diversos pontos da cidade, com atividades educativas, testagem rápida e, possivelmente, vacinação. A primeira ação confirmada será no sábado, dia 5 de julho, no Partage Shopping. A programação completa ainda está sendo finalizada, mas irá contemplar diferentes núcleos do município, como São Félix e Morada Nova.
“As hepatites virais são transmitidas não apenas por relações sexuais, mas também por contato com sangue e outros fluidos corporais. Por isso, é fundamental que a população participe das ações, especialmente por se tratar de doenças que muitas vezes não apresentam sintomas”, reforça Kelsilene.
A campanha Julho Amarelo tem como objetivo principal alertar para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce das hepatites, contribuindo para a redução dos casos e o controle da doença no município.




Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
The post CTA/SAE: Campanha Julho Amarelo para combate e prevenção as hepatites virais inicia dia 2 appeared first on Prefeitura de Marabá .
Cidades Arraiá da Conquista 2026 reforça segurança com tecnologia, integração e resultados positivos
Sergipe Primeira participação de Gusttavo Lima no Arraiá do Povo teve 'voo' sobre público
Cidades Arraiá da Conquista 2026: Ito Moreno, Renyvia e Priscila Senna animam palco principal na segunda noite de festa
Sergipe Acesso à arena de shows neste domingo será concentrado na Entrada A
Sergipe Quadrilhas juninas encantam público e fortalecem as tradições na Vila do Forró
Bahia Governador marca presença nos festejos juninos de Senhor do Bonfim e Jaguarari Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 28°
Parcialmente nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!