A partir do próximo dia 10 de julho cerca de 1 milhão de estudantes matriculados nas 2.088 escolas da rede estadual entram em férias. O último dia de aulas será terça-feira (09) e o retorno está programado para o dia 28 de julho. Ao todo, os alunos terão 16 dias de recesso antes de voltarem às atividades letivas do segundo semestre.
Os cerca de 47 mil professores e pedagogos que atendem as escolas de todo o Estado retornam dois dias antes dos alunos (24 e 25 de julho) para elaboração do estudo e planejamento das atividades do segundo semestre.
O ano letivo de 2025 conta com três trimestres, sendo: 1º - (05/02 a 29/04), 2º - (05/05 a 21/08) e 3º - (25/08 a 19/12), cumprindo os 201 dias previstos no calendário escolar.
Há algumas semanas a Secretaria de Estado da Educação fez um balanço das ações do primeiro semestre. Uma das novidades é a implementação de reajuste salarial para professores , com acréscimo de R$ 500 na folha, mantendo a média estadual acima da nacional. O Governo do Estado também nomeou 988 professores do concurso público, alcançando 4,5 mil novos docentes contratados .
Uma das principais iniciativas do primeiro semestre foi o programa de Dupla Docência ou Docência Compartilhada, iniciativa que surgiu a partir da escuta dos próprios professores e tem como objetivo fortalecer as aulas de recomposição da aprendizagem. O programa começou a ser implementado no mês de março e está fortalecendo o aprendizado nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, entre alunos matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.
A primeira edição do Aprova Paraná Universidades contou com grande adesão dos estudantes da rede pública estadual: foram 29.892 inscritos. Os candidatos aprovados se matricularam em cursos superiores nas sete universidades estaduais.
Outro destaque é a melhoria contínua em infraestrutura, fruto da parceria com o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar), que já investiu mais de R$ 1 bilhão na rede estadual de ensino em 2025. Entre os principais exemplos estão a entrega de sete novas unidades escolares (UNVs) nos municípios de Guaratuba, Cascavel, Toledo, Sengés, Goioerê, Mauá da Serra e Maringá. Também foram comprados 10 mil aparelhos de ar-condicionado e destinados R$ 280 milhões para alimentação escolar.
Outro programa que avançou foi o Mais Escolas Paraná, que prevê a construção de 692 novas salas de aula em 40 colégios, atendendo à crescente demanda do Ensino Fundamental e Médio nas diversas regiões. No começo de junho o Conselho do Programa de Parcerias do Paraná (CPAR) aprovou a iniciativa e permitiu o início do processo licitatório. Os terrenos já foram doados pelas prefeituras .
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia
Ceará População Indígena de Crateús ganha nova escola Kariri Tabajara
Piauí Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios
Educação Estado deposita mais de R$ 13 milhões em bolsas para estudantes do Programa Todo Jovem na Escola
Educação Paraná chega a 1,8 milhão de adultos com ensino superior completo e amplia escolaridade da população Mín. 16° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 28°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!