“Hoje eu vim realizar um sonho”, contou Joanira Pereira, de 37 anos, antes de entrar no centro cirúrgico. Moradora de Xapuri, ela é uma das primeiras pacientes beneficiadas pelo mutirão de mamoplastia redutora iniciado na última quinta-feira, 3, através do Opera Acre, programa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizado com apoio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre).

“Sentia dores nas costas, dificuldade pra fazer o que eu amo, me exercitar… Hoje eu só penso em voltar a viver com qualidade”. Joanira é uma entre centenas de mulheres acreanas que lidam diariamente com o desconforto e as limitações causadas pelo excesso de volume mamário. Com o mutirão, o objetivo é ampliar o número de pacientes operadas por mês com as cirurgias de mamoplastia realizadas na Fundhacre.
Mais que uma questão estética, a mamoplastia redutora é uma cirurgia de natureza reparadora, como explica o mastologista Dr. David Anderson. “Essa cirurgia resgata a qualidade de vida e a autoestima de muitas mulheres que carregam dor nas costas, no pescoço, dermatites, limitação para exercícios, para a rotina”.

O mutirão marca o início de uma nova etapa do Opera Acre, projeto que já ultrapassou a marca de 6,6 mil cirurgias apenas no primeiro semestre de 2025, como destaca a secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Ana Cristina Moraes. “Começamos agora a etapa da mamoplastia redutora com muita alegria, pois sabemos da espera. São cerca de 800 mulheres na fila. O nosso objetivo é dobrar a capacidade de atendimento e devolver saúde para essas pacientes”.
Com o reforço, o serviço de mamoplastia redutora na Fundhacre passa a contar com mais 10 cirurgias mensais, além da programação regular já realizada pela equipe. A medida traz mais agilidade no atendimento, reduz a fila de espera e amplia o acesso das pacientes ao procedimento.

“É uma fila considerável, mas que com esse mutirão vai trazer muito mais vazão e, de fato, qualidade de vida para as nossas mulheres. Seguimos apoiando os mutirões do Opera Acre e, além das mamoplastias na Fundação, estamos também em Brasileia realizando cirurgias de joelho em pacientes que também aguardavam pela oportunidade. Seguimos na missão de entregar saúde e qualidade para a nossa população em tempo oportuno”, destacou a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.
A cirurgia é realizada pela equipe do Centro Cirúrgico da Fundhacre, sendo conduzida pelos médicos Nelson Frota, cirurgião plástico, e David Anderson, mastologista. “É importante destacar que o mutirão não substitui os procedimentos já previstos, ele soma. É um terceiro tempo cirúrgico que nos permite acelerar o atendimento”, explica Frota. “Esse primeiro mês é uma espécie de piloto, que pode dobrar ou até triplicar a oferta, dependendo da nossa capacidade de resposta”.

A história de Joanira Pereira demonstra o impacto real da ampliação dos atendimentos. Depois de conviver por anos com dores, ela fala com a tranquilidade de quem finalmente foi contemplada. “Pra mim isso é uma conquista, sabe, eu fiquei muito, muito feliz. Agradeço a Deus em primeiro lugar, e à toda a equipe. A gente tem que buscar qualidade de vida, fazer o que gosta”, resume.
Programa Opera Acre
Criado pelo governo do Acre, o Opera Acre tem fortalecido o acesso às cirurgias eletivas em todo o estado , com foco em reduzir filas e garantir atendimento mais ágil à população. Atualmente, o programa contempla especialidades como ortopedia, ginecologia, cirurgia geral, urologia, mastologia e cirurgia plástica reparadora, entre outras. As ações ocorrem tanto na capital quanto em municípios do interior, reforçando o compromisso com a regionalização da saúde e a descentralização dos serviços hospitalares.
The post Com mutirão de mamoplastia redutora, governo reduz fila de espera e melhora qualidade de vida de mulheres no Acre appeared first on Noticias do Acre .
Acre Abertura da Comic Nerd reúne centenas de fãs de Dragon Ball e movimenta economia criativa
Sergipe Rede pública estadual de ensino de Sergipe acerta tema da redação do Enem
Geral Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro
Defesa Civil Copel e Sanepar avançam na reconstrução dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu
Defesa Civil Estado e prefeituras vizinhas mobilizam mais de 30 de máquinas para ajudar Rio Bonito do Iguaçu Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsas
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro