A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) promoveu, nessa terça-feira (15/7), uma reunião com representantes de municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, foi reativado o Fórum Metropolitano de Cultura e Turismo, foram anunciados recursos para a área, e o reforço da qualificação para gestores municipais sobre captação de recursos públicos.
O encontro, realizado no Palácio da Liberdade, reuniu o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira; o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez; além de outros chefes de Executivo, secretários e gestores municipais de 32 das 34 cidades integrantes da Granbel.
"É um momento que vai inaugurar um novo tempo, com recurso, com possibilidade de editais, com cooperação. A gente escuta muito vocês (gestores municipais), o que vocês querem, pois é muito importante atender e trabalhar com vocês, da Região Metropolitana da capital de Minas Gerais, esse grande estado que tem se despontado na matriz econômica da cultura, da economia da criatividade, liderando os números do IBGE, do turismo", declarou Leônidas de Oliveira.
Fórum reativado
A principal deliberação do encontro foi a reativação dos fóruns temáticos permanentes da Granbel. A entidade, que faz a interlocução de 34 municípios da RMBH com os governos estadual e federal, voltou com os grupos de discussão pela área cultural e turística, com a retomada do Fórum Metropolitano de Cultura e Turismo.
Os representantes dos municípios celebraram a importância do retorno do fórum. "Interações como essas nos permitem ampliar ainda mais o nosso conhecimento sobre as formas de captar recursos. A gente valoriza muito a oportunidade de reativar esses fóruns", afirmou João Marcelo Dieguez.
Também foram definidos os representantes oficiais do Fórum: na presidência do grupo, Soraia Cálife dos Santos, de São José da Lapa; Daniel Nunes Batista, de Esmeraldas, na vice-presidência; e Ana Rita Viana Silva, de Vespasiano, como secretária.
Aulões
Outro destaque é a ampliação dos chamados "aulões", que são qualificações virtuais e presenciais oferecidas pela Secult a gestores culturais municipais com a finalidade de auxiliar que esses agentes apresentem projetos para captação de recursos liberados em leis de incentivo, como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e Paulo Gustavo (LPG), além do Fundo Estadual de Cultura (FEC).
Somente nos primeiros seis meses de 2025, a Secult realizou 27 ações de qualificação desse tipo. A ideia é aumentar esse número nesse segundo momento, focando as aulas na preparação de projetos para cultura, turismo e patrimônio histórico. O estudo terá início em setembro.
Tocantins Governo do Tocantins reforça adesão ao Selo Praia Responsável durante Reunião Ordinária do Fórum Regional da Ilha do Bananal
Turismo Viaje Paraná seleciona coexpositores para o estande na Expocatólica 2026
Turismo Estado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
Turismo FITCataratas reforça potencial do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas
Turismo 21º FITCataratas reforça crescimento do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas
Turismo Novo episódio do Descubra SC discute fenômeno turístico de Pomerode Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 27°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!