Seu site
Segunda, 22 de Junho de 2026 01:04
(62) 9-9379-1543
Geral Piauí

Secretaria das Mulheres realiza reunião com gestoras municipais para alinhar ações do Agosto Lilás

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou, nesta quarta-feira (16), um encontro virtual com representantes de Secretarias e Coordenadoria...

16/07/2025 16h01
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou, nesta quarta-feira (16), um encontro virtual com representantes de Secretarias e Coordenadorias Municipais de Políticas para Mulheres de diversas regiões do estado. A reunião teve como objetivo articular estratégias conjuntas para o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.

Continua após a publicidade

Durante o encontro, foram discutidas propostas de ações integradas, sugestões de agenda compartilhada e possibilidades de lançamento simultâneo das programações municipais, como forma de ampliar a visibilidade e o impacto das iniciativas em todo o território piauiense.

A coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência da Sempi, Jahyra Sousa, destacou a importância do alinhamento coletivo e do simbolismo do mês:

Continua após a publicidade

“O Agosto Lilás marca também o aniversário da Lei Maria da Penha, que este ano completa 19 anos. Durante a reunião, dialogamos sobre as ações já em construção nos municípios, promovemos alinhamentos estratégicos e discutimos a possibilidade de realizar o lançamento das programações numa mesma data. Embora compreendamos as particularidades locais e agendas já definidas, o mais relevante é que todas as gestoras estão comprometidas em realizar ações efetivas, reafirmando nosso compromisso coletivo com a prevenção da violência e a promoção dos direitos das mulheres”, completou a gestora.

A reunião também evidenciou duas prioridades estratégicas apontadas pelas gestoras municipais: a necessidade de diálogo com os homens e a inserção da educação formal como ferramenta de prevenção.

“A participação dos homens nas ações do Agosto Lilás foi um ponto recorrente nas falas das gestoras. O enfrentamento à violência contra a mulher não pode se limitar ao fortalecimento das ações voltadas às mulheres, é essencial envolver os homens no processo, promovendo educação, reflexão e desconstrução de comportamentos violentos. Além disso, todas reforçaram a importância das escolas como espaços centrais para o desenvolvimento de ações educativas, especialmente no ensino médio. A recente aprovação da obrigatoriedade do ensino da Lei Maria da Penha nas escolas é um marco importante nesse sentido, pois contribui para a formação de uma cultura de paz, igualdade e respeito desde cedo”, completou Jahyra Sousa.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria das Mulheres segue fortalecendo o diálogo com os municípios, promovendo a articulação entre gestoras e apoiando a construção de ações integradas e territorializadas de enfrentamento à violência de gênero. O Agosto Lilás será, mais uma vez, um marco na mobilização social e institucional pela vida e pelos direitos das mulheres piauienses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 00h01
20°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

20° Sensação
1.99 km/h Vento
60% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 19° Máx. 26°

Tempo nublado
Quarta (24/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo nublado