Seu site
Segunda, 22 de Junho de 2026 04:11
(62) 9-9379-1543
Saúde Piauí

Central de Diagnóstico de Valença inicia atendimento à população

A Central de Diagnóstico do município de Valença do Piauí, na região do Vale do Sambito, já está em pleno funcionamento. A unidade conta com cerca ...

16/07/2025 20h01
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Central de Diagnóstico do município de Valença do Piauí, na região do Vale do Sambito, já está em pleno funcionamento. A unidade conta com cerca de quarenta colaboradores, entre equipes assistenciais e administrativas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Continua após a publicidade

Estão sendo oferecidos exames de imagem, como Raio-X, ultrassonografia, mamografia, ecocardiografia fetal e ecocardiograma, além da coleta de exames laboratoriais. Também serão disponibilizadas 2.752 consultas por meio do programa Piauí Saúde Digital (telemedicina).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sesapi

A Central é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD). O acesso aos serviços é feito mediante agendamento pelo Sistema Regula Piauí.

Continua após a publicidade

“A abertura da Central representa um avanço para o atendimento à saúde na região, com instalações adequadas para absorver a demanda da população, equipamentos de última geração e equipe técnica capacitada. A expectativa é de redução no tempo de espera para consultas e tratamentos, além de maior eficiência nos procedimentos”, destaca Carla Casaes, gerente de Urgência e Emergência – Rede Ambulatorial da SBCD.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sesapi

A estrutura da unidade é composta por duas salas administrativas, e ambientes especializados para Raio-X, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma (ECG). Conta ainda com uma sala para coleta laboratorial, um consultório para atendimentos presenciais e quatro consultórios equipados para o Piauí Saúde Digital.

Além de Valença, já contam com Centrais de Diagnóstico os municípios de Picos, Esperantina, Piripiri, Parnaíba, Paulistana, Água Branca e Bom Jesus. Até o final do ano, outras nove unidades serão entregues à população.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sesapi

“Estamos ampliando o acesso aos serviços de saúde ao descentralizar o atendimento em todo o estado. Um exemplo dessa iniciativa são as Centrais de Diagnóstico, que oferecem mais comodidade e acessibilidade à população, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros municípios em busca de exames e consultas. A ação fortalece a rede de saúde pública e busca atender com maior eficiência às demandas locais”, afirma Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sesapi
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 03h01
19°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 26°

19° Sensação
1.84 km/h Vento
60% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo nublado
Quarta (24/06)

Mín. 18° Máx. 28°

Parcialmente nublado