Minas Gerais protagonizou o maior avanço do país na alfabetização de crianças no 2º ano do ensino fundamental. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 11/7, o estado saltou da sétima posição em 2023 para o terceiro lugar em 2024, com 72,07% dos estudantes alfabetizados — superando a meta nacional de 63,2% e a meta estadual projetada para 2026.
O desempenho mineiro foi o melhor da Região Sudeste e o terceiro mais alto do Brasil. A liderança é do Ceará (85,31%), seguido por Goiás (72,74%).
Minas também se destacou por eliminar completamente o percentual de estudantes no nível mais baixo de proficiência, ao mesmo tempo em que ampliou o número de alunos nos níveis recomendados e avançados. Na prática, o estado garantiu que mais crianças aprendessem a ler e escrever na idade certa.
O crescimento de 12,26 pontos percentuais em relação a 2023 foi o maior registrado entre todos os estados brasileiros. A taxa de participação de 88,85% também reforça a confiabilidade e representatividade dos dados.
| ||||
"Esse resultado é fruto dos investimentos recordes que estamos realizando na educação dos mineiros: mais de 2,5 mil escolas reformadas, aumento de mais de 2.000% no investimento da merenda escolar e o fortalecimento do projeto Leitura e Escrita, que revitaliza bibliotecas, distribui livros e estimula o hábito da leitura em todo o estado", destaca o governador Romeu Zema. | ||||
Continua após a publicidade | ||||
Para o secretário de Estado de Educação , Igor de Alvarenga, os números comprovam a eficácia das ações planejadas e do trabalho integrado com os municípios.
“A alfabetização é o alicerce da vida escolar, e estamos colhendo os frutos de um trabalho planejado e estruturado. Superar a meta nacional e figurar entre os três estados com melhor desempenho mostra que Minas está no rumo certo. Esse avanço é mérito dos nossos professores e do investimento contínuo na leitura e na escrita desde os primeiros anos escolares”.
Superação de metas e melhoria na aprendizagem
O resultado alcançado por Minas Gerais já supera a meta estadual prevista para 2026 (69,5%) e consolida o estado como referência na recomposição das aprendizagens.
Além de erradicar o nível insuficiente, houve redução expressiva no percentual de estudantes nos níveis intermediários e avanço para os níveis ideais de desempenho.
Segundo a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, o avanço é resultado de escolhas estratégicas e investimentos contínuos.
“A alfabetização é a base de tudo. Escolhemos investir em formação, materiais de qualidade, infraestrutura e gestão. O sucesso de Minas mostra que, com compromisso e colaboração entre Estado e municípios, é possível garantir o direito de aprender a todas as crianças”, afirma.
Comparativo entre regiões
Minas também se destacou no comparativo entre regiões. Com 72,07% dos estudantes alfabetizados, o estado lidera no Sudeste, à frente do Espírito Santo (71,69%), São Paulo (58,13%) e Rio de Janeiro (55,25%).
No ranking nacional, ficou atrás apenas do Ceará (85,31%) e de Goiás (72,74%). Entre os três primeiros colocados, Minas foi o único que superou sua própria meta e apresentou o maior crescimento no ano — um salto de 12,26 pontos percentuais em relação a 2023.
Fatores que fazem a diferença
O avanço de Minas Gerais na alfabetização é resultado de diversas ações bem planejadas, que reforçaram o compromisso com a aprendizagem desde os primeiros anos escolares. Em 2024, o Governo do Estado investiu R$ 19,2 bilhões na educação pública — o maior valor da história —, garantindo as condições para transformar as escolas e os resultados.
Entre as iniciativas está o Projeto de Leitura e Escrita, que revitalizou bibliotecas, distribuiu livros e incentivou a cultura leitora em toda a rede. A formação continuada dos professores alfabetizadores e o uso de materiais pedagógicos específicos também contribuíram para fortalecer a prática em sala de aula.
Além disso, houve avanços importantes em transporte escolar, infraestrutura e gestão educacional. O trabalho conjunto com os municípios também foi fundamental. Minas oficializou o regime de colaboração com as redes locais, ampliando o apoio técnico e pedagógico.
Além disso, houve avanços importantes em transporte escolar, infraestrutura e gestão educacional. O trabalho conjunto com os municípios e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG) também foi fundamental. Minas oficializou o regime de colaboração com as redes locais, ampliando o apoio técnico e pedagógico.
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia
Ceará População Indígena de Crateús ganha nova escola Kariri Tabajara
Piauí Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios
Educação Estado deposita mais de R$ 13 milhões em bolsas para estudantes do Programa Todo Jovem na Escola Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 28°
Parcialmente nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!