A Prefeitura de Belém vai pagar o novo salário base dos servidores no valor de R$ 1.630. O anúncio foi feito pelo prefeito de Belém, Igor Normando, nesta quinta-feira (17). Atualmente, o salário base do funcionalismo público municipal está fixado em R$ 1.044 desde o ano de 2015. A medida vai contemplar 65% dos servidores municipais que tinham um salário base menor do que o salário mínimo.
A mudança, atendida pela atual gestão em apenas sete meses de governo, atende a uma das principais reivindicações da categoria, como destaca o prefeito Igor Normando:
O salário mínimo nacional considera uma jornada de 40 horas semanais, enquanto os servidores municipais cumprem carga horária de 30 horas.Com o alinhamento da base salarial ao mínimo nacional, os abonos passam a ser incorporados ao salário base, representando um ganho efetivo para a categoria, já que o novo valor passa a ser contabilizado para aposentadoria,garantindo segurança previdenciária aos servidores.
A vantagem doTriênio, que também compõe a remuneração, continuará sendo paga separadamente e não será incorporada ao salário base, permanecendo como é atualmente.
Um projeto de lei propondo o novo valor do salário base será encaminhado à Câmara Municipal de Belém (CMB) em agosto. “Aqueles que optarem por não aderir a essa nova carreira podem continuar na carreira anterior. O que nós precisamos fazer agora é valorização do servidor e compromisso com aquilo que a gente acredita”, frisou o prefeito.
Outro compromisso assumido pela Prefeitura é incluir a discussão dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs) específicos para cada categoria do funcionalismo, como magistério (Semec), assistência social (Funpapa) e saúde (Sesma).
Os PCCRs definem a trajetória profissional dos servidores, com critérios de progressão e promoção baseados em avaliação periódica, considerando conhecimentos técnicos, frequência e comprometimento com o serviço público.
Outros itens da pauta — como o reajuste do auxílio-alimentação, atualmente no valor de R$ 400; realização de concursos públicos; reformulação do IASB; e a situação das unidades de saúde — serão discutidos em novas rodadas de negociação. A próxima reunião entre as partes está marcada para esta quinta-feira, 17.
As propostas da Prefeitura visam garantir transparência, segurança jurídica e valorização dos servidores. A incorporação de todos os abonos e gratificações ao salário base também terá impacto direto na aposentadoria, assegurando um futuro mais estável para os trabalhadores municipais.
Paraíso - TO Paraíso do Tocantins lança edital da Lei Aldir Blanc com R$ 95,9 mil para premiar Pontos e Pontões de Cultura
Candeias - BA Candeias: Abertura do São João tem arrastão junino, Mastruz com Leite, Solange Almeida, Calcinha Preta e atrações locais
João Pessoa - PB Festival do Milho da Cecaf é opção de produtos de qualidade e preços acessíveis
Rio Rio inicia vacinação infantil com pneumo 20
Rio Preto - SP Cronograma de limpeza de reservatórios de 23 a 26 de junho Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 28°
Parcialmente nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!