A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nesta quinta-feira (17) o Edital nº 65/2025 , que atualiza as diretrizes da segunda edição do Programa Ganhando o Mundo Diretor, voltado à formação pedagógica internacional de diretores escolares da rede pública estadual. O período de inscrições segue até 20 de julho, exclusivamente pelo portal www.escoladigital.professor.pr.gov.br .
O curso será realizado em Santiago, no Chile, ainda em 2025 (setembro e novembro), com aulas presenciais e atividades online ministradas pela universidade Diego Portales, reconhecida por sua excelência em diversas áreas, especialmente em comunicação, ciência política, e educação.
Ao todo, serão ofertadas 200 vagas, divididas em dois grupos de 100 diretores cada. A seleção é voltada a participantes do Grupo de Estudos Diretor Formador, em atuação como cursistas ou formadores. Os candidatos devem atender a alguns requisitos: estar em exercício como diretor com carga horária de 40 horas, não ter participado da edição anterior do programa, apresentar documentos atualizados e comprovar gestão de resultados.
Entre os critérios de classificação estão também o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o Índice de Desenvolvimento da Educação do Paraná (IDPR) e a média de frequência escolar da unidade na qual atua o respectivo diretor. A iniciativa busca valorizar boas práticas de liderança pedagógica e impulsionar os resultados de aprendizagem nas escolas públicas estaduais. A classificação final será divulgada em 4 de agosto e a convocação oficial ocorrerá no dia 5.
FORMAÇÃO– A formação contempla quatro etapas principais: módulos online e presenciais sobre gestão, liderança, avaliação e inovação educacional; visitas técnicas a escolas públicas chilenas; elaboração de um portfólio de práticas; e mentoria especializada. Os participantes também terão o compromisso de multiplicar os aprendizados em sua comunidade escolar, com ações formativas no retorno ao Brasil.
Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o programa fortalece a atuação dos gestores escolares como protagonistas da transformação educacional. “Estamos investindo na formação de quem está à frente das escolas, porque acreditamos que a liderança do diretor é estratégica para melhorar a qualidade da educação. O Ganhando o Mundo Diretor é uma oportunidade única de vivência internacional, troca de experiências e construção coletiva de soluções”, afirmou.
Mais informações e acesso ao edital completo estão disponíveis no site do programa: ganhandoomundo.pr.gov.br/diretor .
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 28°
Parcialmente nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!