Seu site
Quarta, 24 de Junho de 2026 12:47
(62) 9-9379-1543
Geral Governo

Governo de Minas anuncia participantes das seletivas do Mestres da Merenda em Juiz de Fora e Belo Horizonte

Seletivas regionais escolhem os últimos participantes que disputarão o título e prêmios de até R$ 30 mil no programa que valoriza a cozinha escolar...

22/07/2025 21h46
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Diego Vargas / Seapa-MG
Diego Vargas / Seapa-MG

O time do reality show Mestres da Merenda  está quase completo. Após etapas emocionantes por todo o estado, o Governo de Minas , por meio das secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Comunicação Social (Secom/MG) , anuncia os 18 talentos selecionados nas seletivas de Juiz de Fora e Belo Horizonte, representantes dos Polos Regionais Zona da Mata e Central. Eles se juntam aos já classificados para disputar as seis vagas finais rumo à grande decisão.

Nos dias 26 e 27/7, os fogões estarão a todo vapor em mais duas provas classificatórias. Três cantineiras de cada polo avançarão para a etapa final do programa, que celebra o melhor da gastronomia mineira e valoriza o trabalho essencial das cantinas escolares.

A seleção, que mobilizou milhares de inscritos, revelou histórias comoventes, receitas criativas e um profundo orgulho pelo papel de alimentar e cuidar dos estudantes da rede pública.
 

Continua após a publicidade

 

"É emocionante ver o talento e a dedicação dessas profissionais. Cada prato traz um pouco da cultura, da história e do afeto presentes na merenda escolar de Minas Gerais", destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga. 

 
  
  

Continua após a publicidade


Polo Regional Zona da Mata

Na Zona da Mata mineira, as disputas acontecerão na cantina da Escola Estadual Antônio Carlos, em Juiz de Fora. Confira as nove classificadas:

  • Alessandra Rodrigues de Oliveira – E.E. Santo Antônio (Ibertioga) | Tropeiro Uai
  • Cristilaine de Medeiros – E.E. Prof. Cândido Motta Filho (Juiz de Fora) | Quibe de berinjela
  • Dimas Adão da Silva Cabral – E.E. Domiciano Esteves (Dona Euzébia) | Pão de fruta-pão
  • Maria Auxiliadora Calixto – E.E. Padre Crispiniano (Ritápolis) | Lasanha de abobrinha
  • Maria Helena Soares Brás – E.E. Dr. Raimundo Alves Torres (Viçosa) | Purê de moranga com almôndegas
  • Marlene Pena de Andrade Resende – E.E. Pedro Domingues (Entre Rios de Minas) | Escondidinho de inhame com carne desfiada
  • Marli de Souza Pires Santos – E.E. Dr. Olavo Tostes (Muriaé) | Angu baiano
  • Melissa da Silva de Oliveira – E.E. Bom Jesus do Madeira (Fervedouro) | Purê saboroso da terra
  • Sheila da Silva Oliveira – E.E. Santa Rita (Além Paraíba) | Bolo de casca de abóbora
     

Polo Regional Central

Em Belo Horizonte, as provas ocorrerão na Escola Estadual Professor Agnelo Correia Viana. As nove representantes do Polo Centro são:

  • Andréia Aparecida de Paula Silva Reis – E.E. Marques Afonso (São Domingos do Prata) | Escondidinho de inhame
  • Anilza Barbosa Marinho – E.E. Maria Anália Mendes Ferreira (Cachoeira da Prata) | Torta de legumes
  • Daiara Ramos de Jesus – E.E. Mariano de Abreu (Belo Horizonte) | Pão de queijo recheado mineiro
  • Esmeralda Moreira Coelho – E.E. John Kennedy (São José do Jacuri) | Peixe assado com purê de banana
  • Maria Geralda Ferreira Mendonça de Moura – E.E. Torquato de Almeida (Pará de Minas) | Macarrão na chapa com abobrinha e linguiça artesanal
  • Marinalva Almeida Rodrigues – E.E. Profª Lígia Maria de Magalhães (Contagem) | Mousseline de mandioca com filé de tilápia e salada de legumes
  • Marlene Aparecida de Camargos – E.E. Nossa Senhora do Sagrado Coração (Divinópolis) | Arroz de forno
  • Patricia Cristina Martir – E.E. Monsenhor Morais (Mariana) | Torta de frango
  • Sandra de Lourdes Almeida dos Santos – E.E. Intendente Câmara (Morro do Pilar) | Sopa de banana verde com carne
     

Rumo à grande final

Com a definição das seis últimas classificadas, três de cada polo, o Mestres da Merenda completará o elenco de 18 participantes que terão suas histórias e receitas exibidas em episódios gravados na capital mineira.

O programa é uma iniciativa pioneira de valorização dos Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASB), profissionais responsáveis pela manipulação de alimentos nas escolas e da Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural Imaterial.

A estreia está marcada para o dia 18/9, na Rede Minas, com episódios semanais repletos de emoção, criatividade e, claro, muito sabor. As vencedoras disputarão o título de Mestre da Merenda, além de prêmios que somam R$ 30 mil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 12h01
26°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

26° Sensação
1.31 km/h Vento
36% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 16° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Sexta (26/06)

Mín. 14° Máx. 25°

Tempo nublado