A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) esteve presente, nesta terça-feira, 22, na etapa municipal da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em Rio Branco. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, integrou o evento que tem como objetivo debater e promover as Políticas Públicas voltadas à população feminina do estado. A conferência foi realizada no Anfiteatro Garibaldi Brasil, da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A cerimônia é promovida pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, sob o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. O encontro reúne os setores da sociedade civil, poder público e convidados, contando com o apoio, também, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, responsável, junto a Semulher, da coordenação da conferência.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, falou sobre sua trajetória até assumir, em 2025, a pasta das Mulheres do governo federal. Ela também destacou os problemas sociais e estruturais enfrentados pelo público feminino no Brasil, especialmente àquelas que fazem parte das diversidades. “Uma mulher indígena me disse hoje, violência não é cultura, cultura é outra coisa, é uma coisa bonita, o desenvolvimento das comunidades. Isso [a violência] é o resultado do machismo, que foi sempre reproduzido. Estamos aqui para mostrar que as novas gerações, com nova mentalidade, irão enfrentar isso. Quem cuida das mulheres, cuida do país, de toda a população brasileira”, afirmou.

“A Secretaria da Mulher do Acre está sempre à disposição. Esse é um momento histórico para as mulheres da nossa localidade. É difícil não relembrar as trajetórias, as lutas que vieram antes de nós. Cabe a nós a responsabilidade, de construir unidas. Mulheres indígenas, negras, LBT+, com deficiência e tantas outras que precisam e que estão aqui para criar um mecanismo que, além de bonito, é tão necessário”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, em exercício, Laura Sousa.

A primeira-dama de Rio Branco, Kelen Bocalom, representou a Prefeitura da capital e apontou a importância do evento, além dos avanços em planejamento. “Hoje temos no plano de governo da prefeitura, a criação de uma Secretaria conjunta da Mulher, Família e Juventude. Estamos trabalhando para isso, em uma luta para que se concretize esse sonho e para que a gente possa promover mais políticas que venham abraçar e promover dignidade. Esse é o nosso objetivo.”
Na oportunidade, são discutidas propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas para as mulheres, com a perspectiva da interseccionalidade, democracia e igualdade, com garantia de representatividade às mulheres em toda a sua diversidade, seguindo os seguintes eixos temáticos:
I- Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho;
II- Enfrentamento a Todas as formas de Violências Contra as Mulheres;
III- Saúde Integral das Mulheres e Direitos Sexuais e Reprodutivos;
IV- Participação Política e Fortalecimento Institucional;
V- Desenvolvimento Sustentável e Direito à Terra e à Moradia;
VI- Diversidade e Inclusão: Combate às Discriminações.
Além de constituir etapa preparatória para a 5ª Conferencia Estadual e Nacional de Políticas para as Mulheres, o evento também tem como intuito, nortear a construção do Plano Municipal de Políticas para Mulheres, como Instrumento de Gestão Transversal Consolidado.

Elaborar um diagnóstico sobre as condições de vida e as lutas das mulheres em seus territórios, elaborar e consolidar ações prioritárias nas políticas para as mulheres, fortalecer, incentivar e garantir o diálogo e a relação entre o governo e a sociedade civil e eleger representantes do município na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, constituem, ainda, a finalidade.
“É muito importante existir esse tipo de evento. Essa conferência não acontecia a quase uma década aqui no nosso município. Por isso, nós sabíamos da urgência do retorno dela porque promover políticas públicas para mulheres, é essencial na sociedade, que mata tanto as mulheres”, destacou representante do Conselho Municipal da Mulher, Jamile Alves.
The post Semulher integra Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre .
Desenvolviment... Paraná planta o futuro: distribuição de 668 mil mudas de Araucária reforça símbolo do Estado
Ceará Cagece Capacita: Matrículas ocorrem dia 27 de junho
Marabá - PA 39º Festejo Junino: Cambraia e Palmica, mestres de cultura, recebem homenagem por meio do nome oficial do evento
São Paulo Aulas gratuitas de matemática são oferecidas na estação Sé do Metrô
Piauí Comunidades tituladas pelo Interpi são contempladas com moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 25°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!