Seu site
Quinta, 13 de Novembro de 2025 19:57
(62) 9-9379-1543
Direitos Humanos Direitos Humanos

Cinemas poderão ser obrigados a exibir vídeos de conscientização sobre violência contra a mulher

Os cinemas do Distrito Federal poderão ser obrigados a exibir vídeos educativos de conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher...

13/08/2025 20h26
Por: Redação Fonte: Agência CLDF

Os cinemas do Distrito Federal poderão ser obrigados a exibir vídeos educativos de conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher. A medida está prevista no projeto de lei nº 730/2023, do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), aprovado na tarde desta quarta-feira (13) pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Câmara Legislativa.
O texto ainda precisa ser analisado pelos distritais em Plenário, antes de seguir para sanção do governador Ibaneis Rocha. Pela proposta, seria obrigatória a exibição de vídeos educativos de conscientização e combate a violência contra a mulher, na abertura das sessões de cinemas.
O texto também prevê que os vídeos devem apresentar conteúdos sobre os direitos das mulheres instituídos por meio de Leis do DF; Central de Atendimento à Mulher, pelo telefone Disque 180, e endereço e telefone da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher. E ainda abordar questões relativas às formas de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Para o autor da proposta, “a implementação dessa medida legislativa é essencial para promover uma cultura de respeito e igualdade de gênero, além de desencorajar atitudes e comportamentos prejudiciais que contribuem para a perpetuação da violência contra as mulheres”. 
Violência política de gênero e raça nas escolas
Também foi aprovado pela Comissão um substitutivo ao projeto de lei nº 2816/2022, do deputado Fábio Felix (Psol), que institui a Semana de Prevenção à Violência Política de Gênero e Raça nas Escolas, a ser realizada anualmente na semana do dia 24 de fevereiro, em alusão ao aniversário do sufrágio feminino no Brasil. 
Segundo o autor, a iniciativa visa “fomentar no ambiente escolar a promoção da cidadania, a prevenção e o combate à violência política ocasionada por discriminações que obstam o exercício de direitos e ocasionam a subrrepresentação de minoriais políticas em cargos eletivos e/ou espaços de poder”. 
Participaram da reunião da Comissão de Direitos Humanos os deputados Fábio Felix (Psol), João Cardoso (Avante), Jaqueline Silva (MDB) e Rogério Morro da Cruz (PRD).

Continua após a publicidade
Anúncio

Luís Cláudio Alves - Agência CLDF

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 19h01
26°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 32°

26° Sensação
4.12 km/h Vento
41% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/11)

Mín. 18° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (15/11)

Mín. 21° Máx. 30°

Tempo nublado