Gestores escolares de todo o Piauí participam, em Teresina, do Curso Gestão Escolar de Excelência e que Transforma (GEET), promovido pela Secretaria da Educação (Seduc). O encontro está sendo realizado no Metropolitan Hotel, nesta terça (5) e quarta-feira (6).
O encontro formativo reúne diretores selecionados como mentores e representantes das 21 Gerências Regionais de Educação. A iniciativa reforça o compromisso da secretaria com a formação continuada e o desenvolvimento de lideranças capazes de transformar o cotidiano das escolas.
No encontro, o modelo adotado é o de aprendizagem entre pares, em que gestores com resultados consolidados e perfil formador atuam como mentores de outros diretores, fortalecendo uma rede colaborativa baseada na troca de experiências e boas práticas.

Durante o curso, o secretário Rodrigo Torres destacou a importância da formação como ferramenta para ampliar o alcance das políticas educacionais e consolidar os avanços da rede. “É importante que tenhamos este espaço de troca para o domínio do conhecimento do projeto do tempo integral, que possibilita ideias novas, projetos novos, com compartilhamento de práticas que permitam que o estudante chegue a grandes posições. Estamos avançando rapidamente e hoje o Piauí é uma grande referência nacional em educação”, afirmou o gestor.

O secretário também ressaltou o papel estratégico dos mentores que, a partir de suas experiências exitosas, ajudam a orientar outros gestores e demonstram caminhos possíveis para a melhoria dos indicadores educacionais em diferentes contextos.
Planejamento e troca de experiências
Os mentores são escolhidos com base em critérios como boas práticas de gestão, desempenho consistente e capacidade de liderança. Cada um acompanha grupos de até 20 gestores, com atenção especial às escolas que precisam avançar nos indicadores educacionais.
Entre os participantes, a gestora Ariadna Gonçalves, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Solange Sinimbu Viana Área Leão, em Teresina, destacou a relevância da formação para o aprimoramento da gestão escolar.
“Além de promover a troca de experiências, o encontro nos convida a refletir sobre uma gestão de excelência, que exige sensibilidade para identificar as demandas dos estudantes, dos professores e das famílias. É preciso saber dialogar, planejar, acompanhar resultados e tomar decisões assertivas, sempre com foco no desenvolvimento dos estudantes”, pontuou a diretora.
Realizada em parceria com o Instituto Unibanco, a formação mobiliza diretores de todos os territórios piauienses para o desenvolvimento de práticas de liderança educacional, gestão colaborativa, inovação e foco no sucesso escolar. O curso é estruturado em quatro módulos, totalizando 248 horas ao longo de oito meses, com encontros presenciais e atividades on-line, consolidando uma política contínua de qualificação da gestão escolar na rede estadual.

Piauí Pré-Enem Seduc chega a Corrente e Bom Jesus para reforçar preparação dos estudantes para o Enem 2026
Piauí Estudantes da rede estadual transformam história e cultura de Amarante em série de documentários
Ceará Tecnologia testada pela Uece torna monitoramento de mamíferos até 22 vezes mais eficiente
Bataguassu - MS Educação participa de reunião estratégica com o Sebrae para fortalecer ações do Cidade Empreendedora
Bataguassu - MS Novos uniformes garantem mais segurança e qualidade no preparo da alimentação escolar
Educação Educação de Minas Gerais fortalece parceria com a Polícia Militar para ampliar o Proerd nas escolas do estado Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!