UEPG integra comitiva da Abruem para parcerias com instituições na China
Foto: Reprodução/UEPG A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está na China. Representada pelo reitor, professor Miguel Sanches Neto, a ins...
22/06/2026 12h51
Por: RedaçãoFonte: UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está na China. Representada pelo reitor, professor Miguel Sanches Neto, a instituição integra a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que está em agendas voltadas à internacionalização e à construção de novas parcerias acadêmicas. O grupo, que conta com reitores e representantes de 26 instituições brasileiras, chegou ao país em 14 de junho, e já esteve em Pequim e Xangai. A comitiva parte agora para Shenzen, Macau e Hong Kong, com atividades até final de junho.
Continua após a publicidade
Os primeiros dias na China foram marcados por encontros estratégicos. “Na primeira fase da viagem, estivemos em órgãos de gestão do ensino superior da China, conhecendo o sistema que vem atraindo cada vez mais estudantes internacionais. O ensino superior focado nas demandas nacionais tem sido revolucionário, pois impacta diretamente na sociedade”, descreve o reitor Miguel. O grupo visitou as principais universidades de Pequim e Xangai, com assinatura de um memorando de intenções com a universidade Jio Tong – nesta atividade, a UEPG representou a Abruem. “Do ponto de vista da missão da Universidade, estamos entendendo a modernização de currículos e a relação ativa entre educação-indústria-empresa”, acentua Sanches Neto. Foto: Reprodução/UEPG
Nos primeiros dias, a comitiva ainda esteve na Embaixada do Brasil em Pequim, com visita ao Embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão, com o objetivo de articular apoio com instituições chinesas. O grupo seguiu para o Center for Language Education and Cooperation, para debater sobre parcerias para o ensino de português e mandarim, entre as universidades brasileiras e chinesas. Na mesma agenda, houve discução sobre ações de internacionalização entre os países, no China Education Association for International Exchange.
Continua após a publicidade
Ainda em Xangai, a comitiva assinou um memorando com o Grupo Geely, um dos maiores conglomerados automotivos e de tecnologia do mundo e que atua com a Renault de Curitiba. Em Pequim, a agenda foi marcada pela visita à Universidade Aeronáutica e Astronáutica de Pequim, com atividades no Centro Público de Inovação em Micro e Nanotecnologia Inteligentes. O reitor da UEPG destaca o debate sobre como a Inteligência Artificial está impactando o ensino superior. “Ainda, temos oportunidades de parcerias nas áreas de mandarim para brasileiros e português para chineses; engenharias em geral, com especial atenção à engenharia de materiais; e hospitais e área da saúde”, completa.
Nesta segunda-feira (22), o grupo realizou uma visita à BYD, multinacional chinesa, fabricante de veículos elétricos e híbridos do mundo. As agendas seguem até 28 de junho.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.