Quinta, 10 de Julho de 2025 13:47
(62) 9-9379-1543
Internacional Internacional

Sem Imigrantes, sem Comida: o Agronegócio dos EUA está a Beira do Colapso

Sem Imigrantes, sem Comida: o Agronegócio dos EUA está a Beira do Colapso

13/06/2025 23h49 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Sem Imigrantes, sem Comida: o Agronegócio dos EUA está a Beira do Colapso

O agronegócio dos Estados Unidos depende fortemente de imigrantes, especialmente na produção de culturas. Entre esses, uma grande parte ainda atua sem documentação legal, fazendo com que políticas de imigração e fiscalização no trabalho tenham impacto direto no setor e na segurança alimentar. Desde janeiro, a investida de Donald Trump para deportar 1 milhão de imigrantes ainda neste ano, o setor agrícola vinha sendo poupado e era um dos que sofriam menos ações de fiscalização por parte da divisão de Imigração e Alfândega (ICE).

Continua após a publicidade
Anúncio

Mas algo parece ter mudado. As batidas policiais desta semana foram devastadoras para muitos e, em meio a todo o caos, a intensificação da fiscalização do ICE passou a mirar o setor agrícola americano. Na ultima  terça-feira (10), dezenas de trabalhadores foram retirados de seus postos em campos e unidades de embalagem no coração das terras agrícolas da Califórnia, do Vale de San Joaquin ao litoral. Dezenas também foram retiradas de um pequeno frigorífico em Omaha, Nebraska. E 11 trabalhadores foram presos em uma fazenda de laticínios no Novo México.

Continua após a publicidade

Este é um jogo perigoso que está sendo jogado, cujos impactos devem repercutir em toda a indústria alimentícia. Os imigrantes impulsionam tudo, da agricultura à embalagem e processamento, passando pela equipe da maioria das cozinhas de restaurantes. E, para alimentar a todos, eles trabalham em alguns dos empregos mais perigosos que existem — muitos empregos que, segundo os empregadores, ficariam vagos. Aumentos de preços e escassez são apenas o começo do que os consumidores começarão a sentir.

Continua após a publicidade

O país possui 2,6 milhões de empregos diretos em fazendas, cerca de 1,2% do total da força de trabalho dos EUA, segundo dados Economic Research Service do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) Quando se incluem setores relacionados (processamento, distribuição, serviços etc.), o total sobe para 22,1 milhões de empregos, ou 10,4% dos empregos norte-americanos.

Segundo o jornal Politico, autoridades de imigração realizaram uma operação de busca e apreensão em um frigorífico de Omaha, em Nebraska, na manhã de terça-feira (10) e levaram dezenas de trabalhadores em ônibus, deixando os funcionários da empresa perplexos, pois alegaram ter cumprido a lei. A operação ocorreu por volta das 9h na Glenn Valley Foods, no sul de Omaha, uma área onde quase um quarto dos moradores eram estrangeiros, de acordo com o censo de 2020. Omaha é um centro econômico, agrícola e industrial, com forte presença no setor de alimentos, logística e finanças.

Há estudos mostrando que a deportação em massa de trabalhadores pode causar queda de produção agrícola estimada entre US$ 30 bilhões e US$ 60 bilhões, além de ameaçar a segurança alimentar do país. Em regiões como Wisconsin e Dakota do Sul, onde 70% da mão de obra em fazendas de laticínios é de imigrante, a remoção desse grupo comprometeria completamente a produção.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, por exemplo, junto com prefeitos de vários municípios, tenta barrar o uso militar nas operações e vem acionando a justiça federal. Sem imigrantes (documentados ou não), a produção enfrenta colapso, ao mesmo tempo em que comunidades rurais entram em crise, com medo, protestos e pressão econômica.

As atuais operações de deportação em massa desestabilizam o setor agrícola e a saída seria a expansão de programas legais, como o H‑2A (visto temporário para trabalhadores agrícolas). Ela seria a principal saída de curto prazo, mas enfrenta limitações e falta de estrutura de controle. Outra saída seria a aprovação do projeto de lei Farm Workforce Modernization Act que propõe legalizar trabalhadores agrícolas que já atuam nos EUA, mas ele está parado e enfrenta resistências políticas.

Fonte: Forbes

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mundo - Imigrantes EUA
Sobre Mundo - Imigrantes EUA
Blog sobre notícias, classificados, publicidade e informações relacionadas a questões de imigração, cultura e eventos relevantes que afetam a comunidade brasileira. Exploraremos dicas práticas, relatos pessoais e informações da comunidade para conectar e informar sobre a experiência imigrante.
Brasília, DF
Atualizado às 12h02
20°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 24°

19° Sensação
5.66 km/h Vento
46% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)

Mín. 12° Máx. 24°

Parcialmente nublado
Amanhã (12/07)

Mín. 13° Máx. 24°

Parcialmente nublado