Depois de anos de espera, o Piauí vive um momento histórico na política de recursos hídricos com a posse das novas diretorias dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Piauí e Canindé, em Picos, e do rio Gurguéia, em Bom Jesus. Os eventos, realizados nos dias 18 e 19 de julho, não apenas reforçam a governança ambiental no estado, mas também representam a consolidação de uma luta iniciada ainda em 2022 por membros e instituições que aguardavam, com expectativa e comprometimento, esse momento de oficialização.
O evento reuniu os três pilares que sustentam os comitês de bacia: o poder público, a sociedade civil organizada e, com papel fundamental, os usuários da água. Essa diversidade assegura que diferentes vozes e interesses estejam presentes nas decisões que afetam o futuro da água no estado.

“Essa posse é um divisor de águas. Pela primeira vez, as diretorias eleitas tomam posse de forma efetiva. Estamos fortalecendo a política de recursos hídricos com diálogo, participação e compromisso com o uso sustentável da água”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo. Segundo ele, uma coordenação especial foi criada dentro da estrutura da Semarh para apoiar diretamente os comitês e ampliar seu alcance e capacidade de ação.
Em Bom Jesus, Aurino Gonçalves assumiu a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia. Com forte vínculo com o Cerrado e o semiárido, ele ressaltou a importância do trabalho em rede.

“Vamos dialogar com os territórios, com os municípios e com os usuários da água, promovendo ações que equilibrem conservação e produção. O Gurguéia precisa ser cuidado como fonte de vida e desenvolvimento”, disse Aurino.
Já em Picos, Verônica Silva tomou posse à frente do Comitê das Bacias dos rios Piauí e Canindé. Com experiência em projetos de recuperação ambiental, ela falou sobre ações imediatas.

“Queremos devolver vida aos rios com projetos de reflorestamento e revitalização das margens. Precisamos barrar o avanço da degradação e garantir água para o futuro”, declarou Verônica.
Os comitês de bacia são instâncias colegiadas criadas pela Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997) e têm o papel de debater, planejar e propor soluções para garantir água em qualidade e quantidade para esta e as próximas gerações.
Com a nova composição, o Piauí dá um passo firme no fortalecimento de uma gestão descentralizada, democrática e ambientalmente responsável — em um tempo em que a água se torna cada vez mais valiosa e ameaçada.

Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce adota novo plano para prevenção e manejo de incêndios florestais
Meio ambiente Governo do Estado divulga lista de municípios habilitados ao Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar de Animais Domésticos
Cuiabá - MT Capacitação fortalece atuação técnica de servidores no licenciamento ambiental
Piauí Projeto que já encerrou mais de 70 lixões no Piauí conquista financiamento internacional
Meio ambiente Plano de Transição Energética Justa das regiões carboníferas orienta futuro sustentável no Rio Grande do Sul Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 27°
Tempo limpo
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!