Seu site
Segunda, 22 de Junho de 2026 06:05
(62) 9-9379-1543
Justiça MPMA

SÃO LUÍS – Projeto Guará encerra atividades da primeira turma

Participantes receberam treinamento de temas relacionados à aposentadoriaAs atividades de treinamento do Projeto Guará foram encerradas na última ...

01/07/2025 18h46
Por: Redação Fonte: MPMA
Participantes receberam treinamento de temas relacionados à aposentadoria

As atividades de treinamento do Projeto Guará foram encerradas na última sexta-feira, 27 de junho, com um momento externo, no Parque do Rangedor, com o tema “Cultura, esporte e lazer pós-aposentadoria”. No decorrer da semana passada, a primeira turma participou de treinamentos sobre temas relacionados à saúde, bem-estar e planejamento financeiro.

Continua após a publicidade
Atividade foi encerrada no Parque do Rangedor

Instituída pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) e pela Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), a iniciativa tem o objetivo de prestar orientação a membros e servidores, como forma de preparação para o período de aposentadoria. O curso foi iniciado na terça-feira, 24, na sede do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão.

No último dia, os participantes assistiram às palestras “Saúde e bem-estar”, “Alimentação para o envelhecimento saudável” e “Planos de vida para aposentadoria”, ministradas, respectivamente, por Yldry Souza Ramos, Lília Pinheiro Fróes e Eliandro Araújo.

Continua após a publicidade
Cuidados com a alimentação foram abordados em uma das palestras

PLANEJAMENTO

A analista ministerial Lívia Coelho Neto trabalha no MPMA há 44 anos e aprovou o Projeto Guará. “Já podia me aposentar e resolvi ficar mais um tempo para que eu possa me desligar não apenas institucionalmente, mas emocionalmente. A aposentadoria não é o fim da vida e sim o começo de um novo ciclo”.

A técnica ministerial Graça Melo, lotada na Seção de Saúde Funcional, trabalha há 24 anos no Ministério Público e vai se aposentar em 2026. Ela afirmou que as atividades de orientação do Projeto Guará a ajudaram a ampliar a perspectiva sobre outras atividades após deixar o trabalho. “Esse curso está me ajudando muito, porque agora tenho uma visão de planejamento sobre a minha vida após a aposentadoria, que é um outro começo de vida”.

A coordenadora de Gestão de Pessoas, Fátima Moraes, destacou o empenho do MPMA em implantar o programa de preparação para a aposentadoria.  “Esse é um programa institucional e, portanto, está aberto a todos os membros e servidores. Devemos nos preparar com antecedência para esse momento de mudança”.

A servidora Tamara Assunção, da CGP, reforçou a necessidade de preparação antecipada para o momento da aposentadoria. “É interessante que todos participem com antecedência e tenham tempo de se planejar, se organizar e consigam fazer essa transição na carreira de forma mais saudável”.

O treinamento será ofertado anualmente, em duas turmas, na modalidade presencial, sendo uma a cada semestre.

Redação e fotos:CCOM-MPMA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 05h01
16°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 26°

15° Sensação
1.64 km/h Vento
65% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo nublado
Quarta (24/06)

Mín. 18° Máx. 28°

Parcialmente nublado